LENÇOIS CIDREIRENSES LITORAL NORTE

 

Lençóis Cidreirenses LITORAL NORTE


Entre as praias de Cidreira e Pinhal, há um paraíso pouco conhecido: lagoas de águas transparentes entre dunas de areia quase intocadas.

ÀREA  DE PRESERVAÇÃO NATURAL - Poucas informações sobre o local. A maioria encontrei numa reportagem da GZH  de 21 de fevereiro de 2020.




Fonte : Internet


Fonte GZH


Fonte GZH

"De um lado, ficam as estradas RS-786 e RS-784, em Cidreira, e RS-040, em Pinhal, distantes até quatro quilômetros. Do outro, lâminas de água que começam transparentes e vão escurecendo conforme a profundidade do local, que pode ir de 40 centímetros até 3,5 metros. No meio, cômoros de mais de 20 metros de areia fina, que, em períodos de chuva, ajudam a formar pequenas lagoas. Para quem mora na região, o espaço, que é uma área de preservação permanente e só pode ser acessado de barco ou caminhando quilômetros, é conhecido como lençóis cidreirenses." Texto GZH

COMO CHEGAR 


De barco

Pela praia da Rondinha, em Balneário Pinhal – Às margens do km 92 da RS-040, a dois quilômetros do centro do Balneário Pinhal. Há uma placa na rodovia indicando a lagoa.
Pela praia da Fortaleza – Fica a três quilômetros do centro da cidade, com acesso no km 2 da RS-784.
Pelo canal (cuidado, tem trechos com mais de três metros de profundidade já na margem) sobre a ponte da RS-784.
O Lagoa Country Club mantém uma vila náutica na Lagoa da Cidreira, de onde os associados partem de barco, de stand-up e voadeiras. Para quem não é associado, é exigido consumo no restaurante do local.

A pé

Por ser área de preservação, não há autorização para fazer trilhas de veículos pelo local.
O melhor caminho é pela RS-786, que liga Cidreira a Tramandaí. Mas é preciso caminhar até quatro quilômetros, subindo e descendo cômoros de areia que podem ultrapassar os 20 metros. Não é aconselhado caminhar sem calçados ou em dias ensolarados, entre 10h e 16h.


Comentários