NOVA ROTA TURISTICA NO LITORAL POUCO CONHECIDO DO RIO GRANDE DO SUL - TORRES AO CHUÍ

 NOVA ROTA TURISTICA NO LITORAL POUCO CONHECIDO DO RIO GRANDE DO SUL - TORRES AO CHUÍ


Fonte : Google Maps 
TORRES AO CHUÍ
Editado Valeska Huffel





No dia 17, foi  realizado na cidade de Capivari do Sul um encontro de lideranças de todo o Litoral gaúcho para o lançamento oficial do novo corredor turístico Torres/Chuí. O projeto foi criado pelas associações de turismo do Litoral Norte e Costa Doce, disponibilizando uma nova opção para os turistas vindos do centro do país em direção ao Uruguai e Argentina.


A iniciativa promove, através de placas, um caminho que começa desde o ingresso do turista pela BR-101, em Torres. Os viajantes terão a oportunidade de optar por essa rodovia até as cidades de São José do Norte e Rio Grande, e a partir daí seguindo pela BR 471 até o Chuí.


As entidades avaliam que essa nova alternativa será determinante para uma mudança radical, tanto na economia como no turismo de todo o Litoral, pois os atrativos naturais de ambas as regiões, apesar de seu potencial turístico e ecológico, permanecem ainda pouco conhecida tanto por turistas como dos próprios gaúchos. Em parceria com a CCR Via Sul, concessionária que administra os trechos da freeway e da BR-101 gaúcha, placas de sinalização foram colocadas, indicando o acesso para que o turista prossiga na via até a região sul do Estado.

Além disso, no evento a comissão que trata da construção da ponte entre São José do Norte e Rio Grande vai trazer informações sobre o atual estágio do projeto, com o estudo de viabilidade feito pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit). A criação da passagem é um pleito antigo e faz parte da rota turística. Ainda não há previsão, no entanto, de quando as obras podem ser iniciadas no local, que é considerado estratégico.


BACUPARI - PALMARES DO SUL RS
Fonte: Site Prefeitura Palmares do Sul






Bacupari é um distrito do município de Palmares do Sul, no Rio Grande do Sul . O distrito possui cerca de 900 habitantes e está situado na região sul do município


PRAIA FARÓL DA SOLIDÃO- MOSTARDAS-RS




naugurado em 2 de setembro de 1929 na praia de Pernambuquinho, o farol da Solidão veio preencher uma lacuna na iluminação costeira entre os faróis Cidreira e Mostardas. Nessa época, o farol e a casa do faroleiro eram os únicos traços da presença humana no local.

Sua primeira torre foi uma armação de ferro de 17 metros com lanterna à gás acetileno da marca sueca AGA.

Em 1949 a antiga torre, vitimada pela ferrugem, foi substituída pela atual, de concreto pintada em vermelho, obra da construtora Ciclope. No topo, uma lanterna de acrílico opera alimentada por energia solar.

É um dos grandes marcos da região, e sua beleza e arquitetura são reluzentes. Porém, o farol, apesar de ainda ativo, não está aberto para visitação.



SÃO JOSÉ DO NORTE RS
A construção de uma ponte na região diminuiria em 110 quilômetros a distãncia entre Rio Grande e Santa Catarina  a Travessia a seco entre Rio Grande e São José do Norte volta a ser pauta pois é umas das obras mais esperadas pela comunidade da região Sul.

 

Redes Sociais de Jair Rizzo





Uma exelente rora turística, para quem quer coisas novas. Super recomendado.




Comentários